Aconteceu semana passada em BH a 27ª Jornada Nacional de Cineclubes, onde se discutiu o cenário do movimento cineclubista brasileiro para os próximos anos e comemorou os 80 anos do movimento.


O cineclubismo é uma das principais ações do Projeto Casa Brasil Vitória na área audiovisual, para tanto não poderia faltar um representante, o coordenador multimídia Fabricio Noronha estava presente dentre os mais de 129 cineclubes em atividade de 18 estados do Brasil presentes, além de representantes de importantes organizações do cinema e o Ministério da Cultura.

Durante a Jornada foi eleita a nova diretoria do Conselho Nacional de Cineclubes, orgão responsável pela organização do movimento que agora conta com diretorias regionais, afim de forma descentralizada fortalecer o Conselho.

















Segundo Claudino de Jesus, presidente reeleito do CNC, "Esta jornada foi sem dúvida memorável e demonstrou todo o amadurecimento e fortalecimento do cineclubismo brasileiro".

Ainda segundo Claudino, "a jornada demonstrou que o cineclubismo brasileiro avançou muito, principalmente nos últimos dois anos e que as perspectivas apontam para dias ainda melhores e para a possibilidade de implantação definitiva de políticas públicas de fomento ao cineclubismo. Finda a Jornada, sentimo-nos renovados e ainda mais entusiasmados e, sentimos este entusiasmo em todo o movimento. Agora, é trabalhar para consolidar estes avanços, que em nosso entendimento será fundamental para democratizar o acesso da população brasileira à produção audiovisual brasileira e desta forma fortalecer o cinema e a cidadania brasileiras! "

Maiores detalhes: www.cineclubes. org.br.

0 comentários: