Um dos pontos altos do evento Latinoware 2008, destacado pela representante do Casa Brasil Vitória, nossa coordenadora de Telecentro, Luziana Oliveira foi o lançamento do Projeto Alice. Uma distribuição Linux desenvolvida para portadores de necessidades especiais, totalmente falado, com todos os comandos pelo teclado e rodado direto de um pen-drive, garantindo a portabilidade ao usuário.

O desenvolvedor do projeto, o analista de redes e segurança de dados, Clayton Lobato, falou no segundo dia do evento, para um auditório lotado sobre as especifidades desse revolucionário sistema. Destacando aspectos técnicos e sociais do projeto, demonstrando a sua acessibilidade e falando de alguns software educacionais. O objetivo é aplicar o conceito de usabilidade levando realmente acessibilidade e inclusão ao usuário final.

Para Luziana Oliveira, que é deficiente visual com baixa visão e tem experiência em trabalhar com outros deficientes, o projeto é bem diferente de outros sistemas que ela já experimentou, por se tratar de um sistema totalmente falado.

“Esse projeto me encantou, pois nele experimentei a possibilidade de ter um novo horizonte, além de ter várias funções de outros programas que já utilizei, Alice é um software livre e me proporcionou muitas coisas que os outros não faziam.”- declarou Luziana dando seu depoimento no auditório do Latinoware 2008 ao final da palestra de Lobato (veja na foto ao lado).








2 comentários:

Unknown disse...

Senhoras(es)
Após 6 anos sonhando em ver um ambiente mais amigável, ter tido o prazer de encontrar a Luziana no Latinoware e a felicidade de ver sua reação ao usar o projeto foi maravilhoso e me fez ver o quanto vale lutar.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido por vocês, o projeto Alice é uma parte de muito o que podemos e devemos fazer.

Luziana a Princesa, Alice a Rainha ... ;)
Um grande abraço,

Clayton Lobato

Anônimo disse...

Como já disse anteriormente Luziana é um exemplo de garra e prova disso foi sua declaração ao final da Latinoware 2008 em Foz do Iguaçu, que deixou a platéia emocionada... Fiquei muito feliz por ter de alguma forma ajudado a proporcionar tal situação... te ver ali falando para tanta gente me fez sentir leve, com aquela sensação de dever cumprido, uma sensação de que aquele momento valeu pela viagem, pelo evento.

A Iniciativa Espírito Livre se alegra em tê-la como uma parceira, um exemplo de garra a ser seguido, mas principalmente orgulha-se de lhe ter como uma amiga, que mesmo em tão pouco tempo se revelou ser uma pessoa tão especial!

Te desejo: Fé, força e garra, sempre...

E vamo que vamo!