Narradores de Javé


A sessão de ontem a noite no nosso Teatro de Bolso foi um sucesso. O longa "Narradores de Javé", que atraiu aproximadamente 80 pessoas que lotaram o espaço, conta a história de um vilarejo que será inundado pela construção de uma barragem no rio. Para impedir que a obra seja iniciada os moradores tem a idéia de escrever sua própria história, tentando dar importância ao lugarzinho e sensibilizar os poderosos.

Ao final da exibição o público participou de um bate-papo descontraído onde foram apontados aspectos mais marcantes do filme. Um deles foi a tamanha desunião da população, que diante da tentativa de organizar a sua própria história preferiu puxar sardinha em benefício próprio, exaltando personagens de sua família, a discutir o que seria melhor para todos. Outro ponto levantado pelo público foi a importância do conhecimento e informação, no filme a personagem Antônio Biá foi incumbida de escrever a história, pois era o único que sabia escrever; o malandro aproveitou o fato para exercer o poder do conhecimento que possuía sobre os outros.

Essa sessão acontece em mais duas unidades do Projeto, Casa Brasil Obra Kolpink, em Belo Horizonte e Casa Brasil Vila Velha, em Terra Vermelha.




0 comentários: