Fanzine

Aconteceu aqui na Casa Brasil Vitória nos dias 20 de setembro e 4 de outubro uma etapa do Curso Prático de Comunicação oferecido pelo Projeto Terra Mais Igual e pelas secretarias municipais de Trabalho e Geração de Renda, Comunicação e Assistência Social da Prefeitura de Vitória.


O objetivo é oferecer condições técnicas e teóricas para que os moradores da região protagonizem seus próprios meios de comunicação. A proposta surgiu da própria comunidade em uma das reuniões do Fórum Bem Maior (Fórum de Desenvolvimento comunitário), que conta com participantes de oito comunidades.

“Os meios de comunicação de massa estão cada vez mais vinculados ao lucro e, por isso, vão se distanciando das necessidades das pessoas que mais precisam da ampliação dos direitos. São elas que precisam produzir sua própria comunicação para mudar a realidade”, diz o coordenador de Comunicação Comunitária da Prefeitura, Jacson Segundo.


Participaram 17 pessoas que dividas em dois grupos produziram os fanzines “Poligonal em Dia” e “Informando Gerações” (clique para baixar arquivo pdf). Um desses participantes foi o nosso monitor de Telecentro Jean Pereira, que emprestou sua arte para a diagramação de um dos fanzines. “O importante é o trabalho integrado. A população de vários bairros mais informada através dos frutos de um futuro jornal comunitário”.


informações: casabrasilvitoria@gmail.com


Não esqueça de baixar os zines:
















hospedados no site:





1 comentários:

hansterreiter disse...

Que legal, agora as coisas vão melhorar pro nosso lado com esse nosso Fanzine. A tendência agora é dar continuidade para que o nosso Jornal seja feito com o apoio de nossa poligonal. Precisamos de incentivos, para comunicarmos todos os fatos ocorrídos em nossa comunidade, e pra isso teremos também que dar incentivos aos nossos leitores, pois, sem eles não teremos jornal. Queremos apoio de todos os moradores da Poligonal 1 quanto ao nosso lixo. Vamos separar esse lixo em sacolas diferentes, pondo resto de comida em uma sacola, em outra sacola, colocaremos os litros plásticos, ferros, madeiras, entulho, etc.Isso tudo separado um do outro para que os nosso catadores sejam facilitados. Vamos todos ser amigos dos catadores, pois são 42 famílias que estarão sendo beneficiadas com esse noso lixo bem separadinho. Vamos fazer um esforço para separarmos o nosso lixo, dando assim uma melhoria em nossos Bairros. Quem ganha com isso? Ganhamos todos, pois, cidade civilizada não é a que mais se limpa. E sim, a que menos suja. Vamos adotar essa idéia.